A Federação Cearense de Tiro Esportivo (FCTE) firmou convênio com a psicóloga Cristiane Lorena, credenciada pela Polícia Federal e pelo Exército Brasileiro, com ampla experiência em avaliação psicológica, com o objetivo de favorecer os atletas federados, oferecendo a oportunidade de realizar a avaliação psicológica exigida para o manuseio de arma de fogo.
Por meio do convênio, a FCTE passou a subsidiar parte do valor para a realização do laudo psicológico destinado aos seus atletas federados, garantindo maior acessibilidade ao serviço. A psicóloga utiliza testes psicológicos adequados, validados e aplicados de forma criteriosa e segura, em conformidade com as normas legais, em especial a Instrução Normativa nº 078 da Polícia Federal, bem como com as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia.
A FCTE ressalta que a aptidão psicológica é comprovada exclusivamente por meio da aplicação dos testes psicológicos e da avaliação psicológica padrão, na qual a profissional utiliza entrevista clínica e instrumentos científicos de avaliação, como os testes psicológicos. Essa avaliação criteriosa indica a condição psicológica do atleta, definindo se está apto ou não apto para o uso de arma de fogo, não havendo qualquer interferência da Federação no resultado da avaliação.
No dia da avaliação psicológica, o atleta deverá apresentar a Declaração de Filiação à FCTE, documento que pode ser impresso diretamente neste site.